segunda , 7 de fevereiro

Parangolés

Intercâmbio Cultural

A Tânia Sardinha, mãe da Catarina, desafiou as crianças do Pré-escolar a participar num intercâmbio cultural entre o Brasil, Portugal e a Letónia. Esta proposta consistia na elaboração de parangolés, a partir da obra de Ângelo de Sousa.


No ano de 2010, a escola EMEF Prestes Maia em São Paulo (Brasil) iniciou um intercâmbio cultural com duas escolas de Portugal e uma da Letónia: com a Escola Secundária Alves Martins, localizada na cidade de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mira; e com uma escola da cidade de Riga, localizada na Letónia.
No Brasil, os alunos da Escola Prestes Maia inspiraram-se na obra do artista Hélio Oiticica que é um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. Umas das suas criações mais emblemáticas são os Parangolés (capas, estandartes ou bandeiras coloridas para serem vestidas pelo actor/espectador). Durante a semana cultural da sua escola, elaboraram alguns parangolés que, não só foram expostos, como também serviram para algumas performances de palco.
Em Novembro, a Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, juntou-se a este projecto. Em Dezembro, receberam os parangolés dos colegas de São Paulo e criaram os seus próprios.
Continuando a viagem, os parangolés chegaram às crianças da escola de Mira e, também eles, construíram os seus onde expressaram de forma plástica a sua interpretação das obras de Ângelo de Sousa.
No Centro Social de Azurva, começamos por explicar aos meninos a proposta da Tânia e fomos à descoberta do Ângelo de Sousa e dos parangolés pela Internet. Numa primeira fase, este percurso fez-se pela descoberta da vida e obra do autor, por experiências ao nível da pintura, desenho, colagem e até da escultura. Posteriormente, iniciámos a elaboração dos parangolés.
Em Janeiro, os parangolés das crianças de São Paulo, de Viseu e de Mira chegaram ao Centro Social de Azurva. Mas a viagem não termina aqui! Brevemente todos os parangolés viajarão para Viseu e depois, transpondo a fronteira, para a Letónia.

parangolés
parangolés
parangolés
parangolés
parangolés
parangolés

voltar