quarta , 30 de janeiro

Quando os pais nos visitam…

À roda com a música… na Creche.

Aproveitando os seus conhecimentos na área da música, a Elisa, a mãe da Íris que frequenta a sala Transição 1 da Creche, veio tocar Flauta de Bisel e fazer alguns jogos musicais connosco. No seguimento desta visita, também já recebemos a visita da “mana” mais velha da Íris que nos trouxe o Violoncelo, instrumento que está a estudar no Conservatório de Música de Aveiro.

Estas visitas, além de proporcionarem o relacionamento entre pessoas diferentes e “estranhas” e as crianças da Creche (experiência-chave: Relações Sociais), proporcionam igualmente o contacto com diferentes famílias de instrumentos (sopro e cordas) e sonoridades específicas (experiência-chave: Música).

O Centro Social de Azurva como Instituição de cariz social pretende que toda a comunidade envolvente e, em especial, os pais das crianças que frequentam as valências de infância participem activamente em toda a dinâmica institucional bem como, nas actividades que decorrem ao longo do ano nas salas dos seus filhos. Deste modo, através de entrevistas de acolhimento a novos pais, reuniões pedagógicas com as Educadoras ou através de conversas informais durante a chegada ou partida das crianças, os pais vão tomando consciência da importância do seu papel.

“Embora as parcerias educadores-pais levem o seu tempo e esforço até serem estabelecidas, todos beneficiam. Em conjunto, pais e educadores recolhem, trocam e interpretam informação específica sobre as acções, sentimentos, preferências, interesses e capacidades sempre em mudança da criança. (…) Por sua vez, a criança, ao sentir o elo de ligação forte entre os pais e o educador, reflecte o seu à vontade em relação a uns e a outros no seu comportamento (…)” (POST et HOHMANN, 2003:329)


voltar