segunda , 11 de fevereiro

Empossados os novos Corpos Gerentes

Os Corpos Gerentes do Centro Social de Azurva, que vão dirigir a Instituição até ao final de 2010, tomaram posse no passado dia 7 à noite, no final da Assembleia Geral que aprovou o relatório e as contas de 2007 apresentados pela Direcção cessante.

Houve renovação quase total nos Corpos Gerentes uma vez que do anterior elenco apenas transita o Vogal da Direcção Eng.º. Vladimiro Tavares. Este e a Presidente da Direcção, Dra. Graça Cardoso, são os únicos com experiência de funções em mandatos anteriores. Todos os outros são estreantes. Doze dos catorze empossados têm filhos a frequentar, actualmente, a Instituição.

A posse foi conferida pela Presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral, Dra. Maria do Carmo Cupido.

Na oportunidade a Dra. Graça Cardoso, Presidente da Direcção empossada, apontou como pilares de actuação do novo elenco a cultura democrática, baseada nos princípios de responsabilidade, integridade, respeito e competência.

Na sua intervenção a Dra. Graça Cardoso fez ainda uma referência elogiosa à Direcção cessante com um registo especial ao seu antecessor.

Das palavras proferidas pela nova Presidente da Direcção destacamos as seguintes passagens:

Sobre a Direcção anterior:

“Todos sabemos que este Centro é o que é, vale o que vale, pela implicação de todos e cada um dos elementos que o constituem. Nada do que foi feito até hoje teria sido possível sem cada uma das pessoas que aqui trabalham. Mas de todas as pessoas que têm contribuído para a construção deste Centro, destaco de forma particular esta Direcção que agora cessa funções, pelo compromisso, pela honradez, e pelo empenhamento.
Com todos os constrangimentos que sabemos existir, familiares, profissionais, sociais… estas pessoas, pela sua disponibilidade, fizeram ainda assim, desta Instituição, um lugar activo, actual e interventivo, que começa a ultrapassar as fronteiras de Azurva e a constituir-se como uma referência para outras instituições”.

Uma “palavra especial” ao seu antecessor:

“Obviamente que cabe aqui uma palavra muito especial a uma pessoa também muito especial: o Sr. Luís Correia, que deixa um legado extremamente difícil de seguir, e seguramente impossível de repetir. Diz-se que ninguém é insubstituível, mas eu tenho sérias dúvidas desta afirmação quando penso no Centro Social de Azurva e no Sr. Luís. É de facto um marco nesta Instituição, tanto que não será possível alguém referir-se ao Centro Social de Azurva no passado, presente ou futuro sem referir imediata e automaticamente o seu nome.
O Sr. Luís soube equilibrar de forma admirável os saberes e os valores, o apoio e o desafio. Saiu da rigidez das hierarquias e aplacou conflitos, mobilizou, envolveu, transformou, FEZ CRESCER.
Assumindo um papel de cidadania plena, e eu diria – de utilidade pública – teve, e tem, um impacto duradouro e indissipável em todos aqueles que consigo contactam. Penso que todos estarão comigo ao dizer, do mais profundo de nós: Obrigada, Sr. Luís.”

Os princípios orientadores da nova Direcção:

“Não consideramos este um ponto de partida, mas um processo de continuidade. Os nossos pilares continuarão a ser a cultura democrática, baseada em princípios como: responsabilidade, integridade, respeito e competência.
As tomadas de decisão serão, como sempre foram, baseadas na análise dos diferentes pontos de vista dos vários elementos, valorizando todos e cada um.
De uma Instituição útil e necessária: queremos crescer como INDISPENSÁVEL e como uma REFERÊNCIA para as instituições à nossa volta. Para tal, necessitamos de um estado permanente de “insatisfação construtiva” – ninguém cresce quando contente consigo próprio.
Todas as opiniões, todas as pessoas são por isso relevantes: o nosso mote deverá ser a participação, por oposição à omissão.
Só uma instituição que pensa, que estabelece hábitos continuados de auto reflexão e autocrítica pode reunir condições necessárias à realização de um verdadeiro projecto comum.
Só uma instituição que põe a pensar muitas cabeças, todas as cabeças, dentro e fora dos muros, pode promover dinâmicas de inovação; adaptando-se à complexidade crescente das situações educativas e sociais”.

Acreditar e Agir, lema da nova Direcção:

“Um homem recebeu, certa vez, ajuda de um barqueiro para atravessar um rio. Ao entrar no barco, notou que num dos remos estava a escrita a palavra “AGIR” e no outro “ACREDITAR”. Curioso, perguntou ao barqueiro a razão daqueles nomes. O barqueiro pegou no remo em que estava escrito “ACREDITAR”e remou com toda a força. O barco começou a dar voltas, sem sair do mesmo lugar. Em seguida, pegou no remo em que estava escrita a palavra “AGIR” e remou com todo o vigor. Novamente o barco girou, sem avançar. Por fim, o velho barqueiro segurou os dois remos e movimentou-os ao mesmo tempo: impulsionado de ambos os lados, o barco avançou através das águas do rio e, calmamente, alcançou a outra margem.

Este barco pode ser chamado “o nosso projecto”. A margem é a meta que desejamos atingir. Para que navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade: acreditar… e agir.”


A lista dos novos Corpos Gerentes:

Assembleia Geral
Presidente: Nuno André Curado Mateus Correia - Investigador
1º Secretário: Paulo Jorge Quina Rodrigues - Coordenador Técnico
2º Secretário: Carla Sofia Neves Coquim - Assistente Social


Direcção
Presidente: Maria da Graça Santos Cardoso - Educadora de Infância
Vice-Presidente: Adélia Janela Nogueira Fernandes - Professora do 1º CEB
Secretário: Pedro Miguel Rodrigues Mourão Lapa - Empresário
Tesoureiro: Rui Jorge Dias Alves - Director Técnico
Vogal: Carlos Manuel Loureiro - Agente da GNR
Suplente: Vladimiro dos Santos Tavares - Engenheiro de Software
Suplente: Luís Carlos da Silva Vieira - Optometrista


Conselho Fiscal
Presidente:
Jorge Miguel Figueiredo Vieira - Gestor
Vogal: Ivone Cristina Silva Paiva - Técnica Oficial de Contas
Vogal: Pedro Miguel Carvalho P. dos Santos - Serralheiro
Vogal Suplente: Isabel Maria Melo Pereira - Escriturária

Assinatura de Posse da nova Presidente
Discurso da Nova Presidente da Direcção
Nova Direcção
Nova  Presidente - Drª Graça Cardoso

voltar