sexta , 15 de fevereiro

Festa dos Namorados

Nunca se é velho demais para namorar!

A Festa dos Namorados aconteceu no Centro Social de Azurva pelo segundo ano consecutivo. Os nossos idosos do Serviço de Animação convidaram os colegas da Associação de Melhoramentos de Eixo(AME) e também os do Centro de Convívio de Requeixo para passarem juntos a tarde do dia 15 de Fevereiro com o pretexto de comemorar o Dia dos Namorados.

Tudo foi preparado com muito carinho e por cada um dos idosos a pensar nos convidados que viriam à nossa Instituição. Em conjunto preparou-se os convites, as lembranças e a “Arvore do Amor”, que serviria de símbolo à iniciativa e onde foram colocadas as frases/opiniões de todos sobre o mote: “O amor é...”.

A tarde começou com a recepção aos visitantes e o encaminhamento para o jardim onde acabaria por decorrer toda a festa, uma vez que a tarde foi de Primavera.

Com a imprescindível colaboração do Professor Marco do Projecto Felizidade da Câmara Municipal de Aveiro, foi possível realizar uma aula de ginástica (Gerontomotricidade) conjunta. Uns com mais possibilidades de se movimentar, outros com menos, todos participaram de uma maneira ou de outra, nem que fosse só a sorrir.

Terminada a aula de Gerontomotricidade, continuou-se com alguns jogos que resultaram em muitas gargalhadas e aplausos.

Outro momento alto da festa foi a entrega de “Lenços dos Namorados”, pelos idosos de Requeixo, que tentaram com esta iniciativa ressuscitar uma tradição muito antiga. Os lenços são lindíssimos e vamos guardá-los com muito carinho.

Os idosos da Associação de Melhoramentos de Eixo encantaram todos os presentes com um recital de poesia sobre o amor. Como não podia deixar de ser, leram vários poemas de poetas portugueses e deixaram no ar um clima muito agradável.

No final deste momento poético surgiu algo que ninguém estava à espera, a nossa idosa D. Laura (88 anos) pediu o microfone e informou que também ela queria dizer uns versos ao seu namorado/marido (Sr. António com 94 anos). Foi um momento de ternura que rasou de lágrimas alguns olhos mais sensíveis que ali estavam presentes. O testemunho dado na primeira pessoa por este casal com um percurso de vida em comum tão longo e feliz (69 anos de casamento), teve muitos aplausos. Mas afinal, da AME havia também quem naquele dia fizesse anos de casamento e cantou-se os parabéns a todos os casados e/ou namorados.

O clima de festa continuou com um pequeno baile e culminou com um lanche partilhado no refeitório do Centro onde todos continuaram as conversas iniciadas no jardim e em “amena cavaqueira” todos lancharam e regressaram a casa.

Restou despedirmo-nos e dizer que para o ano vamos repetir a iniciativa, uma vez que as caras de satisfação de todos, não deixaram duvidas de que encontros deste género são uma “lufada de ar fresco” no dia-a-dia dos nossos idosos que encontram nestes momentos formas de sair das suas casas e de conviver com outros como eles.

O nosso muito obrigado pela participação alegre e entusiasmada dos idosos da Associação de Melhoramentos de Eixo e do Centro de Convívio de Requeixo.

Aula de Gerontomotricidade
Jogo da cadeira
Dança da vassoura
Momento de Poesia da AME
Declaração de amor da D. Laura
Um momento do baile

voltar