segunda , 25 de fevereiro

Tempo de Pequenos Grupos

(O que é?)

O tempo de trabalho em Pequenos Grupos, característico do Modelo Pedagógico High Scope proporciona às crianças ocasiões para usarem materiais diferentes, fazerem experiências com eles, falarem sobre as suas descobertas e solucionarem problemas que encontraram.

O grande grupo é dividido em dois sub-grupos, que se mantêm fixos, (de modo a que cada adulto, Educadora e Ajudante, possa acompanhar um grupo); o adulto providencia diariamente um conjunto de materiais que as crianças usam para explorar, criar, experimentar ou construir. (Hohmann et Weikart, 1995)

Num desses momentos (Pequenos Grupos) mais orientado para a área da ciência explorámos laranjas, limões e limas…

Depois da actividade terminar, combinámos que estes materiais iriam para a área da Ciência. No decorrer da semana, as crianças continuaram a exploração iniciada no tempo de Pequenos Grupos: descobriram que ao espremer estes frutos se faz sumo; provaram e compararam o ácido e o doce; observaram a forma e o tamanho dos diferentes citrinos…

Posteriormente os frutos “apareceram” na área da pintura porque a Rute disse: “- São tão bonitos, até podíamos pintá-los”.

E já que o interesse era óbvio, porque não ir à Internet tentar saber mais?!

À Hora do Conto, o Educador trouxe alguns poemas sobre frutos e, no final, ficou decidido em grupo que faríamos uma recolha de outras poesias e lenga-lengas relacionadas com alimentos.


Entretanto já se brincava com as palavras e começou-se a ouvir: laranjada (Mariana Vieira), laranjinha (Ana Rita), laranjoca (Miguel Geraldo)... e desta forma construímos a área vocabular de laranja. E descobrimos mais quando fomos procurar no dicionário...

Este tipo de actividades insere-se na área do Conhecimento do Mundo preconizada pelas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar que não visa “promover um saber enciclopédico, mas proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianças.” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997)

Os materiais que o adulto planifica para as actividades de Pequeno Grupo são só um ponto de partida para a exploração do mundo real. A criança explora livremente os materiais e daí decorrem as aprendizagens que se tornam conhecimento quando o adulto as sistematiza e organiza.

Apesar de inicialmente esta actividade estar mais orientada para a Área do Conhecimento do Mundo (Saberes Científicos), expandiu-se para outros áreas de conteúdo, nomeadamente para a Expressão e Comunicação(Expressão Plástica e Linguagem Escrita) .

Registámos o que as crianças disseram:

- “Eles são os citrinos” – Carolina Correia (5A)

Eles vêm da China” – N. (5A)

A laranja também entra no bolo” – R.(5A)

As laranjas vêm das laranjeiras, os limões dos limoeiros e as limas das limas” – Carolina Correia(5A)

Algumas têm caroços e outras não” – Mariana Nogueira(5A)

As limas são as mais pequenas e o sabor é mais ácido. Eu provei e custou-me um bocadinho, mas mesmo assim sorri” – N.(5A)

O meu pai faz sumo de laranja e de limão tudo junto” – M.(4A)

Para o sumo sair só temos de espremer” – Mariana Vieira(4A)

As laranjas e os limões são primos. Eu acho que as laranjas nascem de uma planta que se transforma em árvore e depois, as laranjas vão para as lojas” – Carolina Correia(5A)

Hoje fizemos sumo de limão com a Ana e pusemos açúcar que ainda não tínhamos experimentado, mas ficou ácido a mesma e eu não gostei” – João Matoso(5A)

Sala de Pré-Escolar (Vertical A)



Anexos:
voltar