terça , 26 de fevereiro

Tempo de Pequenos Grupos – Exploração de diferentes legumes

(Área de Conteúdo – Conhecimento do Mundo - Biologia)

Um dos momentos das nossas manhãs é o Tempo de Pequenos Grupos, em que as crianças exploram livremente os materiais que têm ao seu dispor e o adulto acompanha, apoia, incentiva e desafia.

Desta vez explorámos alguns legumes que fazem parte das nossas refeições tanto em casa como na escola: brócolos, couve roxa, couve-flor e couve coração.

Como é referenciado nas Orientações Curriculares, a área do Conhecimento do Mundo deve ser encarada também como uma sensibilização às ciências e é isto a que nos propomos.

A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança. (…). Curiosidade que é fomentada e alargada (…) através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares p.79)

Posteriormente, estes legumes serviram para novas explorações, novas descobertas em outras áreas, das quais deixamos ficar algumas imagens.

O que as crianças foram dizendo:
- “A couve roxa põe-se na salada. A couve-flor e a couve coração podem-se pôr na sopa – Leandro Filipe

- “A couve roxa pinta a boca – D.

- “Servem para comer - Tiago Paiva

- “Eu acho que os brócolos nascem da terra. São importantes para a saúde e para a energia” – L. R.

- “Eu gostei da couve coração, da couve-flor e também gostei mais dos brócolos. Não gostei da couve roxa.” – Inês Morgado

- “Eu gostei de provar todos os legumes.” – Inês Maia

-“São legumes. A couve coração, a couve-flor, os brócolos e a couve roxa.” – R.

Pré-Escolar: Sala Vertical B

Reprodução em pintura dos legumes

voltar