terça , 1 de abril

Os números - Para que servem e onde os podemos encontrar

Sala de Pré-Escolar - Vertical A

De acordo com as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, no âmbito da Matemática, é realizado ao longo do ano um trabalho que permite abordar as várias áreas temáticas: o sentido do número, a geometria, o espaço e a forma, as grandezas e as medidas e a organização de dados.

O trabalho nesta área deve, portanto, encorajar e promover a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas em contextos do mundo real, partindo das experiências e da linguagem natural das crianças para, deste modo, alcançarem níveis de conhecimento mais amplos.

Em Tempo de Pequenos Grupos, mais orientado para a área da Matemática, fornecemos vários tipos de materiais com números às crianças (relógios, cartões Multibanco, réguas, listas telefónicas, envelopes usados, calendários).

Entre muitas questões que surgiram destacámos duas:

- Para que servem os números?
- Onde os podemos encontrar?

No diálogo que foi surgindo, as crianças também fizeram o paralelo com o mundo real: “Os números aparecem nas matrículas para saber que o carro é o nosso!” (Miguel Geraldo); “Os cães também têm números nas orelhas.” (Carolina Correia).

Ao trabalharem com materiais passíveis de serem manipulados, as crianças aprendem sobre os números, muito mais do que quando participam em jogos de pergunta/resposta abstracta dirigidos por adultos.

Deixamos ficar alguns registos “matemáticos” desta actividade...



Anexos:
voltar