sexta , 9 de maio

"Ópera para crianças... pois claro!"

Uma dos objectivos do nosso Projecto Educativo prende-se com a "promoção e o acesso alargado a diversas linguagens artísticas e culturais, de modo a desenvolver a sensibilidade estética". Acreditamos que a Arte nas suas mais diversas formas de manifestação deverá fazer parte da cultura da criança pois tal permitir-lhe-á desenvolver e expandir a compreensão que tem do mundo.

A arte com linguagem simbólica é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.

Quando o Teatro Aveirense nos propôs uma ópera para crianças, não hesitámos, e as crianças do Pré-Escolar foram assistir.

Tratava-se de uma peça baseada num conto de Sofia de Mello Breyner Andressen, "A Floresta", de Eurico Carrapatoso. Com libreto de autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A adaptação a este público; tão jovem, foi muito feliz, quer ao nível da duração do espectáculo quer ao nível estético e artístico.

No fim as crianças diziam sobretudo que tinham "gostado daquela maneira estranha de cantar".

Em nenhum momento nos pareceu que as crianças estivessem aborrecidas, mas, antes pelo contrário, curiosas e surpreendidas.

O C.S.A. tem vindo a fazer um esforço no sentido de proporcionar às suas crianças espectáculos de grande qualidade artística e de "arriscar" em áreas que tradicionalmente não são vocacionadas para crianças tão pequenas. E é certamente esta escolha de ser e fazer diferente que nos torna melhores.

O que disseram as crianças:

- "Parece que estão a cantar no banho." J.M.

- "Eu acho que também sei cantar assim." Mariana Nogueira

- "Não és não. Tinhas que treinar muito." Mariana Vieira

- "Eu gosto desta maneira esquisita de cantar." Rita Tavares

- "Eu já vi cantar assim na televisão, o homem cantava muito alto." N.T.

- "Aqueles meninos pequenos também se portaram bem." Carolina Correia

 

 

 


voltar