sexta , 9 de maio

Idosos aprendem QUÍMICA!

Porque ... nunca é tarde para aprender!

"Química por tabela" é uma actividade da Fábrica da Ciência Viva criada com base no trabalho de Paulo Claro e Brian Goodfellow do Departamento de Química da Universidade de Aveiro onde, a partir de uma sequência de reacções químicas espectaculares, conjugadas com artes cénicas de luz e som, proporcionam momentos de comunicação de ciência.

No palco, dois profissionais da química, tudo fazem para mostrar que "por tabela" se pode aprender.

E, como nunca é tarde para aprender, os nossos idosos foram assistir ao espectáculo. No princípio estavam expectantes, uma vez que não percebiam muito bem ao que vinham, nem tão pouco percebiam assim tão bem o que é a química ... que palavra complicada!

Connosco, a encher a sala, estavam jovens alunos de uma escola de Paços Brandão que se revelaram muito simpáticos e participativos como público.

Durante o "espectáculo" foram utilizados reagentes que se combinaram para, em reacções rápidas (e até muito rápidas!) formarem produtos de reacção com efeitos visuais, sempre fantásticos. As reacções que se exploraram são essencialmente de oxidação-redução, complexação, combustão e ácido-base não esquecendo a quimioluminescencia (sem usar pirilampos!).

No final, as reacções foram óptimas e houve quem dissesse que tinha sido a melhor actividade até então na Fábrica, superando até a "Deste chá eu gosto" que tão boas recordações deixou a todos.

O "Química por Tabela", foi surpreendentemente bem aceite pelos mais velhos que no final deram os parabéns aos químicos que interagiram com o público

Este espectáculo que se julga interessante para o público jovem é, afinal de contas para qualquer idade, dos mais novos aos mais velhos, como se provou hoje.

Não queriamos deixar de dar os parabéns à Fabrica da Ciência Viva, pela inovação desta iniciativa e por quase dois anos de actividades diferentes e interessantes para os nossos idosos e crianças, das quais beneficiamos desde 1 de Junho de 2006 (data da assinatura do Protocolo entre as duas entidades).

E se leu esta noticia e ainda não assistiu ao espectáculo, faça-o o quanto antes... esta é uma sugestão dos idosos de Azurva.

Idosos a aguardar o inicio do espectáculo
A bancada das experiências
Idosos com muita atenção às explicações
A interacção com o público
A D. Fernanda também foi experimentar
Experiência com "efeitos" especiais

voltar